Diretores das escolas municipais de Timon participam de 1º encontro do Projeto Gestão Mais 2016
Publicado em 28/04/2016, às 10:04
“Vamos começar a fazer o monitoramento por câmeras em todas as escolas da zona urbana de Timon”. Com esta ótima notícia, o prefeito Luciano Leitoa abriu o primeiro encontro do Projeto Gestão Mais, realizado na manhã de hoje (20.04), no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz. Os diretores titulares, adjuntos e supervisores das 166 escolas do município estiveram atentos ao tema proposto: “Ações Unificadas da SEMED: perfil do gestor, explanado pelo professor especialista em gestão, José Francisco Viana, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)”.
Após um momento de acolhimento com música e apresentação de uma encenação teatral sobre o perfil do gestor pelos alunos do Projeto Educativo Mãos Dadas, o prefeito parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pelo grandioso trabalho que está sendo executado em Timon, ressaltando os avanços na Educação do município. “A educação sempre foi uma prioridade para nós. Muita coisa avançou nesses anos, mas ainda há muito a ser feito e o Projeto Gestão Mais traz esta troca de experiência, de fundamental importância para os gestores, que estão todo dia na condução de sua escola. Então, fazer esse acompanhamento é primordial para que a educação melhore cada vez mais”.
Na oportunidade, a equipe do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), formada por assistentes sociais, psicólogo, pedagogos e professores com experiência no Conselho Tutelar, explicou como funciona seu trabalho e mostrou as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas. O Núcleo também conta com a parceria do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (POERD) e do Grupo Especial de Apoio às Escolas (GEAP).
A diretora do Mãos Dadas, Waleska Nascimento, falou sobre os objetivos do Projeto Gestão Mais – idealizado em 2014 pela Prefeitura de Timon e executado em 2015. “Quando recebemos a proposta do prefeito para realizar este projeto, não hesitamos, pois o vimos como uma forma de os gestores terem mais contato, se conhecerem e criarem uma rede. Hoje estamos dando início a um novo ciclo do projeto, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências para alcançar resultados, que já são perceptíveis nas escolas do município”, afirmou.
A secretária de educação, Dinair Veloso, também falou aos diretores e supervisores sobre a importância da participação nas formações. “Hoje estamos fazendo a reabertura do Gestão Mais, um projeto de formação que ocorreu ao longo do ano de 2015, no qual tivemos grandes encontros, reunindo experiências importantes, que certamente ajudou na prática de cada um. Neste sentido, temos que acompanhar as mudanças constantes na sociedade, a escola não pode ficar alheia a todas essas mudanças, e para acompanhar temos que nos capacitar continuamente”, disse.
Para a professora Graciely Gomes, diretora do Pré-Escolar Tia Carmélia, o Projeto Gestão Mais lhe forneceu muitos conhecimentos utilizados no dia a dia da escola. “Cada encontro que tivemos no ano passado foi um aprendizado, o projeto me ajudou a desenvolver algumas atividades na escola expostas pelos outros diretores, principalmente quando foi discutido o IDEB. Então, para nós é um incentivo muito grande, acredito que somou às atividades da escola. Este ano, certamente não será diferente, vamos aproveitar bastante”, afirmou.
O Projeto Gestão Mais é idealizado pela Prefeitura de Timon, por meio da SEMED, em parceria com o Projeto Educativo Mãos Dadas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEST) e Associação Daniel Comboni (ASDACOM)